O InSaúde possui diretrizes de gestão e de assistência,  que garantem  o  alinhamento institucional e o alcance das metas e indicadores definidos  a cada período ou  em cada Contrato de Gestão. 


O USUÁRIO é  o foco central de todo o trabalho. Ações e decisões devem estar sempre alinhadas com a visão e o interesse público, buscando ofertar um serviço que atenda às necessidades do usuário de saúde e represente o esforço permanente de melhoria na relação custo benefício:


Ênfase no atendimento do usuário como cliente;
Ênfase nos resultados qualitativos e quantitativos, nos prazos pactuados.

A TRANSPARÊNCIA na utilização de recursos. O  Modelo de Gestão deve seguir processos e procedimentos que comprovem formal e tecnicamente que os recursos são aplicados de forma responsável e eficiente, observando fortemente o controle social das ações de forma transparente.
O enquadramento TÉCNICO-LEGAL prevê o cumprimento do conjunto de normas técnicas,  emitidas pelos órgãos oficiais que regulamentam os diversos serviços de saúde,  integrantes

 

da complexa estrutura do sistema, e que representam as boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde.
Pautar-se pelas diretrizes da POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR:


Garantir a universalidade de acesso, equidade e integralidade na atenção hospitalar;
Prever a continuidade do cuidado por meio da articulação do hospital com os demais pontos de atenção da rede de atenção à saúde;
Oferecer um modelo de atenção centrado no cuidado ao usuário, de forma multiprofissional e interdisciplinar;
Observar para que o acesso seja regulado de acordo com o estabelecido na Política Nacional de Regulação do SUS;
Oferecer atenção humanizada em consonância com a Política Nacional de Humanização;
Assegurar para que a gestão de tecnologia em saúde esteja de acordo com a Política Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS;
Garantir a qualidade da atenção hospitalar e a segurança do paciente;
Garantir a efetividade dos serviços, com racionalização da utilização dos recursos;
Manter transparência e eficiência na aplicação de recursos;
Manter transparência e eficiência na aplicação de recursos;
Possibilitar a participação e controle social no processo de planejamento e avaliação; entre outros.

A SEGURANÇA DO PACIENTE é condição essencial e prevê a implantação da gestão de riscos através do Núcleo de Segurança do Paciente, disseminando a cultura e as práticas de segurança para toda equipe multiprofissional. Prevê também o envolvimento dos próprios pacientes e familiares nas ações de segurança, difundindo conhecimentos e fomentando a consciência sobre segurança para todas as partes envolvidas no processo de assistência.
A HUMANIZAÇÃO deve permear todo o sistema.  A valorização de todos os atores integrantes do processo de atenção hospitalar norteia o Modelo de Gestão,  reconhecendo a autonomia e o protagonismo desses atores, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão.

O respeito aos DIREITOS E DEVERES do Paciente. Reconhece que toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde. Tem direito a uma equipe multiprofissional capacitada, com condições adequadas de atendimento e informações sobre o seu estado de saúde, de maneira clara, objetiva, respeitosa, compreensível.
A EXCELÊNCIA na gestão e na assistência, está alicerçada sobre um conjunto de conceitos e procedimentos  fundamentais,  que se traduzem  em práticas, processos e fatores de desempenho, buscando  aperfeiçoamento contínuo.