O conjunto de políticas declaradas pela Instituição constitui o marco normativo básico, através do qual se regulam as atividades e processos, e devem estar devidamente documentados e divulgados, para que sejam seguidos no dia a dia pela organização.
Política de Segurança do Paciente
Objetivo específico: Desenvolver a qualidade e segurança nos processos assistenciais, por meio da implementação de metodologia de gestão de riscos, capacitação permanente e comprometimento pessoal da equipe multiprofissional.
Política Institucional de Consentimento Informado e Esclarecido
Objetivo específico: As informações transmitidas ao paciente devem ser detalhadas, claras e objetivas, esclarecendo os limites, riscos e desconfortos inerentes a cada procedimento médico-assistencial proposto, antes da assinatura do termo de consentimento informado. É de extrema relevância que o prontuário do paciente ou qualquer registro de exame externo contenha tal informação.
Política de Identificação do Paciente
Objetivo específico: Todo paciente deve ser identificado través de pulseira contendo nome completo e data de nascimento. É fundamental que os dois identificadores sejam checados em toda abordagem ao paciente, por todo profissional de saúde, salvo situações previstas em procedimento específico.
Política de Gestão de Pessoas
Estimular o acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores, determinando práticas e processos organizacionais específicos e motivando os colaboradores a exercer as responsabilidades conforme o Código de Conduta a fim de gerar comprometimento com a efetividade da gestão organizacional.
Política de Humanização
Objetivo específico: Desenvolver um programa permanente de Humanização, de modo a produzir mudanças no modo de assistir o paciente, bem como no modo de exercer a gestão da saúde, fortalecendo o compromisso ético do Hospital com todos os seus usuários.
Política de Comunicação Institucional
Objetivo específico: Estabelecer um fluxo comunicacional que transmita com clareza e precisão as informações institucionais em todos os níveis, fomentando o alinhamento de ideias, a participação colaborativa e a confiança de todos os públicos do Hospital.
Política de Gestão Ambiental
Objetivo específico: Compete ao Hospital assegurar um ambiente de cuidado propício para o desenvolvimento das atividades em consonância com a responsabilidade tanto institucional quanto pessoal de preservação e recuperação do ambiente em que está inserido.
Política de Segurança da Informação
Estabelecer as políticas, diretrizes e critérios para as práticas e uso da tecnologia da informação, bem como garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade, autenticidade dos dados e acessibilidade a auditorias internas e/ou externas das informações necessárias para o negócio do InSaúde.
Política de Gestão da Qualidade
Objetivo específico: Desenvolver a gestão da qualidade integrada ao processo de gestão hospitalar, promovendo ações de identificação e implementação de melhorias e controles nos processos operacionais, bem como a disseminação das boas práticas em todos os níveis da instituição.
Política de Gestão de Custos
Objetivo específico: Mensurar de modo adequado todos os custos da operação hospitalar para focar esforços de maneira que o trabalho de otimização possa repercutir em melhoria de produtividade e consequentemente na redução de custos.
Política de Qualificação de Prestadores e Fornecedores
Objetivo específico: Estabelecer relações comerciais mediante critérios técnicos de qualificação de prestadores e fornecedores, levando em conta a qualidade e segurança dos produtos e serviços, buscando sempre o melhor preço sem prejuízo dos aspectos legais e éticos envolvidos nesta relação.
Política de Compras de Produtos e Serviços e Gerenciamento de Contratos
Estabelecer as diretrizes, critérios e responsabilidades para o processo de compras nacionais e internacionais de material médico, medicamentos, dietas, equipamentos, peças ou materiais diversos de consumo interno, além da contratação de prestadores de serviços de qualquer natureza, ou seja: mão de obra, serviços médicos, serviços diversos, comodato, consignação para todas as unidades do Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde. Além disso, este documento visa normatizar e esclarecer as regras para gerenciamento de contratos com o propósito de orientar e padronizar essa atividade com o intuito de minimizar riscos econômicos e jurídicos, na medida em que sejam atendidas as condições operacionais fixadas.
Política de Gestão Financeira
Estabelecer e ratificar conceitos, critérios e limites de delegação para decisões que envolvem gestão do fluxo de caixa e liquidez, investimento das disponibilidades financeiras, captação de recursos financeiros e concessões de garantias e gestão do risco financeiro do negócio. O foco geral tem o objetivo de implantar boas práticas, responsabilidades e diretrizes padronizadas visando a transparência, otimização dos recursos, gestão de risco e minimização de custos que atendam os interesses do InSaúde e de seus colaboradores em exercício pela empresa.