Acreditação
ONA – Organização Nacional de CertificaçãoHá cerca de 15 anos a ONA – Organização Nacional de Certificação tem contribuído de forma bastante significativa para a melhoria da assistência à saúde prestada em nosso País na medida que avalia a aderência das instituições de saúde a padrões de segurança, boas práticas de funcionamento, gestão de riscos, eventos adversos e resultados de melhoria contínua.
A formulação de políticas brasileiras sobre segurança do paciente tomou maior impulso após a publicação da Portaria nº. 529 de 01 de abril de 2013, quando o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
Esse cenário demonstra que organizações prestadoras de serviços de saúde tem grande responsabilidade na implantação e manutenção de um modelo de gestão capaz de assegurar uma assistência qualificada e segura, conceitos que vão muito além da simples qualificação do profissional de saúde que presta assistência. Diante deste grande desafio nacional de gestão, o InSaúde criou um programa de apoio técnico especializado, para assessorar organizações de saúde, públicas ou privadas, na estruturação de um amplo programa de qualidade com alinhamento ao modelo de Acreditação Nacional (ONA), contendo, entre outras, as seguintes ações:
Identificação dos requisitos legais e técnicos mínimos para a existência do negócio
Identificação da cadeia de valor e mapeamento de processos
Identificação dos riscos e definição de mecanismos de controle
Elaboração do plano de objetivos e metas institucionais
Estruturação dos processos de gestão de pessoas, abastecimento, entre outros.
Sistema de indicadores de qualidade e segurança
Protocolos clínicos conforme perfil institucional